PUBLICADO POR Seepix Comunicação EM 17/10/2023
Entenda como o visual pode ajudar no engajamento nas redes sociais
Estudos recentes comprovam que 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais. Além disso, as mensagens por imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido do que os dados textuais.
Por isso, utilizar o conteúdo visual como suporte para complementar e enriquecer os processos de comunicação e marketing do seu negócio é uma boa estratégia para obter resultados mais rápidos e eficientes.
No caso das redes sociais, somam-se ainda as diversas opções de se comunicar visualmente. Vídeos, infográficos, fotos, gifs e aplicativos dão o tom que sua marca precisa para falar na linguagem do público e atingir em cheio a sua atenção.
Relacionamos a seguir algumas sugestões para que o seu trabalho nas redes sociais, aliado à comunicação visual correta, ajude a aumentar o engajamento do público.
Atente-se ao tipo de conteúdo visual
É importante conhecer bem as redes sociais, suas diversas possibilidades e formas de comunicação. A partir daí, definir o tipo de informação visual a ser disponibilizada tornará seu conteúdo mais interessante e atrativo.
Conheça algumas possibilidades abaixo:
Vídeos
Por ser uma ferramenta que influencia drasticamente a decisão de compra, o vídeo vem sendo cada vez mais utilizado nas redes sociais.
Em algumas redes como Twitter, Facebook, Linkedin e Tik Tok são os mais curtos que chamam a atenção. Outras, como Vimeo e YouTube, são ideais para vídeos de maior duração, como tutoriais, documentários, vlogs etc.
Infográficos
Os infográficos são ótimas opções para quem deseja unir dados e imagens, com o objetivo de falar sobre um estudo, conceito ou afirmação de maneira didática e de fácil compreensão. Essas ferramentas fazem muito sucesso, pois explicam de forma precisa e detalhada e em pouco tempo.
O Pinterest, por exemplo, é uma rede social repleta desses recursos. Por isso, criar um infográfico completo e informativo, divulgando-o por lá com as palavras-chave correspondentes, pode ser uma ótima estratégia para ampliar o alcance do seu negócio.
Fotos
Ao escolher uma foto para complementar seu marketing de conteúdo nas redes sociais, opte por imagens que traduzam exatamente o que o conteúdo está explicando. Dessa forma, você contribui para uma compreensão eficiente e direta, sem obstáculos.
É importante acertar na escolha e encontrar — ou criar — fotos de qualidade. Divulgue imagens relevantes, com a devida autorização. Fique sempre atento aos direitos autorais para não criar problemas.
GIFs
Os GIFs, que antes eram vistos com desconfiança, viraram febre. São ideias para quem deseja comunicar algo de forma bem-humorada.
Mas eles possuem também outras finalidades, como reproduzir um pequeno vídeo de maneira mais leve (por meio da conversão de arquivos). Podem também servir como material complementar para explicar algo, como uma apresentação em slides, transformada em GIF.
Dependendo de sua utilização, a repercussão é ampla, e a mensagem é, de fato, compreendida.
Aplicativos
Alguns aplicativos — como, por exemplo, o Boomerang — ajudam a transmitir uma mensagem descontraída, diferenciada e divertida. Trata-se de um app que grava mini vídeos, que ficam “indo e voltando”, tornando uma imagem – que antes seria usada de maneira estática – em algo dinâmico e que realmente chama a atenção.
Usado de forma moderada e com coerência, é também uma excelente opção para complementar sua comunicação nas redes.
Mantenha a padronização visual
Mais importante que escolher o tipo de comunicação visual — que será utilizada em cada rede social — é manter a padronização de acordo com o que é adotado para sua marca.
Isso significa respeitar, por exemplo, cores e estilos definidos para o seu negócio. Essa prática ajuda não só a manter a coerência e linearidade, como auxilia o público a identificar seus conteúdos.
Mais que isso, transmite profissionalismo, seriedade, organização. Por isso, a nossa dica vencedora é: defina o estilo visual da sua empresa, elabore sua estratégia e crie conteúdos diversificados, interessantes e padronizados para atrair a atenção do seu público.
Lembre-se de que as cores transmitem sensações
Sim, você não leu errado. As cores são importantes elementos e precisam ser definidas com critério, antes de serem incluídas na comunicação visual.
A psicologia das cores mostra que cada uma delas tem uma função específica. O vermelho é estimulante, induz a ação. O amarelo está associado ao otimismo, alegria e apetite. Já o azul, é relacionado ao sucesso, ao profissionalismo e à confiança. O verde transmite refrescância, saúde, equilíbrio e harmonia. Já o violeta aponta para a imaginação e criatividade. A cor preta é associada à elegância, sobriedade e formalidade. Por fim, o branco também traz seriedade e elegância e transmite a sensação de limpeza e paz.
Existem várias cores que não citamos aqui, bem como suas derivações. Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais de design, capacitados para criar conteúdos visuais coerentes com a mensagem e com o perfil da empresa.
Não tire o foco do seu público
A definição da persona é essencial para a estratégia da comunicação visual nas redes sociais. Por mais que, à primeira vista, esses fatores não pareçam estar relacionados, é importante perceber que estão, e muito!
Não adianta, por exemplo, seguir a tendência e usar um GIF engraçadinho para transmitir uma mensagem se a sua persona é séria, formal e tradicional.
É essencial entender as redes sociais que o púbico utiliza e compreender que nem sempre as opções disponíveis nessa rede vão ao encontro da preferência dele. Por isso, além de observar as redes sociais e as suas possibilidades, atente-se ao seu público e a suas preferências. Isso fará toda diferença.
Agora que você aprendeu mais sobre como o visual pode contribuir para aumentar o engajamento nas redes sociais, comece a aplicá-lo em suas estratégias de redes sociais. E se alguma dúvida surgir no meio do caminho, escreva para nós!