Como planejar uma campanha de sucesso de endomarketing em 9 passos

PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO , EM 5/09/2023

Trabalhar a percepção do público interno de modo que seja possível construir uma marca sólida de dentro para fora é um grande desafio para qualquer empresa. Com decisões certas e uma boa campanha de endomarketing, no entanto, ele pode ser superado.

Mas, afinal, como planejar uma campanha completa que gere resultados importantes para o negócio? Neste artigo, apresentamos a você as 9 etapas fundamentais para a construção de um endomarketing vencedor. Atente-se a cada detalhe e entenda, de forma prática, como se dá o diálogo efetivo com uma audiência interna.

 

1. Defina Seus Objetivos Primeiro!

O endomarketing, assim como qualquer outra estratégia organizacional, deve estar alinhado às metas mais importantes da organização. Entretanto, ele também precisa estar focado nas necessidades do público a que se destina, isto é, dos colaboradores. Definido o objetivo — ou os objetivos — fica bem mais fácil dar seguimento ao seu planejamento, direcionando suas ações e esforços para um único lugar.

Se, por exemplo, sua empresa busca aumentar a produtividade para alcançar as metas financeiras, você deve pensar em como planejar uma campanha de endomarketing que fomente um maior envolvimento da equipe e, consequentemente, traga maior produtividade ao ambiente de trabalho.

 

2. Faça o Diagnóstico da Situação!

Por mais que você perceba determinado contexto, talvez não consiga descobrir de imediato quais são os fatores que estão causando o problema. Por isso mesmo, o segundo passo para construir uma campanha de endomarketing é fazer o diagnóstico interno.

Você pode lançar mão de pesquisas de clima, avaliação de desempenho, focus group (discussões de grupo), entrevistas, enquetes, observação e muitas outras ferramentas de análise para determinar o cenário no qual sua empresa está vivendo.

Obtenha ajuda da área de Recursos Humanos para fazer um diagnóstico mais preciso, afinal, é ela que mais concentra informações a respeito das impressões dos colaboradores. Converse também com as lideranças da companhia para determinar se elas percebem os mesmos problemas e se já estão lidando com eles de alguma forma.

3. Trace suas Metas para o Sucesso!

Com o diagnóstico em mãos, você terá condições de traçar metas para sua estratégia de endomarketing. Seguindo o exemplo da produtividade, uma meta poderia melhorar o engajamento da equipe ou, quem sabe, promover mais momentos de descontração para amenizar o estresse do dia a dia.

Cada meta precisa vir acompanhada de indicadores de desempenho que mostrem, com facilidade, se você está no caminho certo. Eles devem ser precisos e quantificáveis para que você tenha argumentos sólidos para apresentá-los à gestão e justificar as mudanças promovidas – isso porque, em um mercado extremamente competitivo, não tem como planejar uma campanha de endomarketing sem mostrar resultados reais.

4. Obtenha Apoio da Alta Gestão para Brilhar!

Nenhuma estratégia de comunicação se sustenta ao longo do tempo sem o apoio incondicional da alta gestão da empresa, principalmente quando se trata de uma campanha de endomarketing, que tem como principal objetivo conquistar as mentes e os corações dos colaboradores.

Por isso, apresente seu diagnóstico para os gestores, formule hipóteses de resolução e mostre um plano de ação para contornar as dificuldades que se apresentam por ora. Obtenha o aval de todos os gestores para dar início às ações e envolva-os como multiplicadores internos.

 

5. Defina Suas Estratégias e Táticas!

Uma vez que a alta gestão tenha aprovado e esteja envolvida com a iniciativa, chegou a hora de definir sua estratégia em relação ao que será feito. Também faz parte desse processo montar seu plano de ação, que consiste em como colocar a estratégia em andamento. Nele, insira as informações sobre cada atividade a ser realizada e seus responsáveis, quem são as pessoas envolvidas, que tipo de resultados são esperados e como será feito o acompanhamento de tudo isso.

 

6. Estabeleça os Canais!

Utilize os recursos comunicacionais disponíveis, como e-mail, site, intranet, redes sociais internas, mural digital, boletins, eventos, entre outros, e garanta que todas as ações estejam alinhadas.

Tenha em mente que o quadro de colaboradores da empresa não constitui um público interno homogêneo. Existem diversos grupos e indivíduos com características e necessidades próprias. Por isso, é fundamental segmentar as mensagens e torná-las personalizadas tanto quanto for possível.

 

7. Crie Conexões Emocionais Poderosas!

Um dos grandes trunfos do endomarketing é estabelecer conexões emocionais com os colaboradores, criando valores que vão muito além dos ganhos materiais. Sentimentos e atitudes como valorização, pertencimento, reconhecimento e fidelidade são difíceis de despertar, mas quando você consegue, permanecem por muito mais tempo.

Usar técnicas audiovisuais é uma boa forma de envolver sua audiência, já que elas atraem a atenção e estabelecem vínculos com os espectadores. Crie vídeos institucionais em que os colaboradores sejam protagonistas ou lance um canal de TV Corporativa para transmitir as principais notícias do negócio.

Você ainda pode usar estratégias de storytelling para aumentar o envolvimento da sua audiência, como contar a trajetória dos colaboradores mais antigos por meio de quadrinhos, peças de teatro ou crônicas ilustradas.

 

8. Implemente Sua Estratégia Com Foco!

O oitavo passo de como planejar uma campanha de endomarketing é colocar suas ações em andamento. Sem sombra de dúvida, é a etapa que todos esperam, pois aqui as ideias saem do papel e tomam forma.

Procure sempre surpreender sua audiência, desenvolvendo ações inusitadas, como gincanas, eventos surpresa, ações relâmpago, entre outras. Brinque com as opções sem perder o foco nos objetivos da sua estratégia.

 

9. Avalie os Resultados e Supere Expectativas!

A última etapa sempre envolve a mensuração e a avaliação dos resultados. Mas isso não significa que você deva fazê-las apenas ao final da campanha. Existem ferramentas de análise que podem ser utilizadas desde o princípio de uma ação de endomarketing, o que permite maior controle sobre o que está sendo feito.

Caso você perceba que a ação foi colocada em prática, mas não está surtindo o efeito desejado, poderá corrigir o curso e potencializar os resultados por fazer mudanças imediatas. Esse é o caso de ações de e-mail marketing, campanhas na intranet etc.

Para iniciativas cuja mensuração em tempo real é mais difícil, tenha sempre um plano B. Por exemplo: se um evento não está agradando aos convidados, insira novidades ou convoque alguém para animar a festa. Esteja pronto também para feedbacks negativos, afinal, eles ensinam muito sobre o que fazer e o que não fazer nas próximas campanhas.


E então, essas dicas foram úteis para você?