Endomarketing:
Seis erros que prejudicam sua estratégia
PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO , EM 19/09/2023
Para construir uma cultura organizacional forte em torno de ações de comunicação vencedoras é imprescindível apostar em uma boa estratégia de endomarketing. Para isso, conheça os principais erros cometidos nesse tema e evite-os ao máximo. Veja como a seguir!
1. Disseminar a ideia de que o endomarketing é motivacional
Uma das lendas existentes em relação ao endomarketing é que ele só serve para motivar os colaboradores. Quando você direciona suas ações de endomarketing apenas com esse objetivo, a motivação acaba logo e você perde todo um esforço que poderia valer por muito mais tempo.
O endomarketing também é responsável por fazer com que os profissionais desenvolvam espírito de equipe, possuam orgulho de trabalhar na empresa, relacionem-se melhor e tenham condições de representar a marca onde quer que estejam. Ou seja, ele tem um caráter estratégico e deve permear todas as instâncias de uma organização.
2. Dizer que o endomarketing é coisa para o RH
O RH tem grande participação na definição de estratégias de endomarketing, afinal, está diretamente ligado aos colaboradores e conhece seus desejos e necessidades. Mas não cabe apenas ao “pessoal do RH” fazer endomarketing. Ele é de todos.
De nada adianta o responsável pelo endomarketing lançar uma ação de fortalecimento da marca se existem gerentes que não acompanham as mesmas diretrizes. Da mesma forma, se não há envolvimento da alta gerência na comunicação com os colaboradores, fica sempre aquela sensação de que se trata de algo ilusório, quem sabe até com caráter de manipulação da informação.
Por isso, procure sempre envolver todos os setores e gestores nas ações de endomarketing, buscando confluência de objetivos na comunicação da empresa. Não tenha medo de agregar a esse processo pessoas que não estejam familiarizadas com estratégias de endomarketing, pois elas podem trazer uma nova visão sobre a comunicação.
3. Afirmar que o endomarketing é de mão única
Empresas que veem o endomarketing como um instrumento de comunicação de mão única, de cima para baixo, também estão perdendo grandes oportunidades de crescimento em conjunto.
Lançar comunicações que só falam da empresa, dos diretores, da marca, do quanto o ambiente de trabalho é bom, sem levar em consideração a participação dos colaboradores é um grande erro, pois eles sabem exatamente onde estão os problemas da companhia.
Em vez disso, envolva-os na comunicação. Crie comitês editoriais para que assuntos do interesse de todos sejam abordados, ouça opiniões sobre as comemorações, peça feedback constante e esteja atento à reação do público interno.
O endomarketing deve acontecer em todas as direções para que seja realmente efetivo, considerando não apenas os funcionários da empresa, mas também os terceirizados e temporários.
4. Achar que o endomarketing resolve tudo
Endomarketing é uma forma de se comunicar com sua audiência interna, não um instrumento de manipulação. Muitas empresas acreditam que podem mascarar os problemas enfrentados pelos colaboradores com ações de marketing, mas se enganam completamente quando pensam que as pessoas não sabem quando se trata de um engodo.
Por exemplo: você pode estar demitindo vários profissionais em função de uma crise, o que gera um clima de insegurança geral. Tentar aplacar esse tipo de situação com uma festa ou com comunicações supérfluas só aumentará o descontentamento da sua equipe.
Prefira manter uma comunicação transparente, informando o que exatamente está se passando na organização. Tentar desviar do assunto não resolve o problema, portanto, seja corajoso e enfrente sua audiência.
5. Descontinuar o endomarketing para economizar
Toda ação de marketing, seja interna ou externa, representa um investimento para a empresa. Nesse sentido, evite descontinuar o endomarketing acreditando que, com isso, haverá benefícios financeiros. Sem ações comunicacionais efetivas, seus colaboradores passarão a ficar desconfiados, podem ouvir e reproduzir boatos e tornar o clima organizacional mais obscuro.
O melhor a fazer é usar a criatividade para criar canais de comunicação eficientes e com menos custos, como redes sociais internas, por exemplo. Empresa nenhuma precisa contratar a cantora Ivete Sangalo para motivar e engajar os colaboradores, basta conhecer bem sua audiência e provê-la das informações que são realmente importantes.
6. Deixar de ouvir os colaboradores
Os colaboradores não são alvos de estratégias de endomarketing, eles são os atores no processo de comunicação. Isso quer dizer que recebem uma mensagem, processam segundo suas experiências, valores e conceitos e então transformam tudo isso em uma informação — que pode ser válida ou não.
Para saber se sua estratégia de endomarketing está obtendo os resultados esperados, ouça seus profissionais. Peça feedback, mas também leve em consideração que nem todos gostam de falar abertamente sobre o que acham ou como se sentem em relação ao que foi comunicado.
Exercite-se para captar as impressões em conversas de corredor, comentários sarcásticos, desvio de olhares e até mesmo a ausência de opinião. O silêncio, inclusive, pode trazer diversos insights sobre a eficácia de um processo de comunicação.
Quer um exemplo simples? Imagine que você reúna todos os colaboradores para um treinamento, e eles passam todo o tempo calados. Você pergunta se alguém tem dúvidas ou questionamentos, mas o silêncio impera na sala. Obviamente, há um problema de comunicação aí.
Outro caso comum é agrupá-los para um pronunciamento do diretor da empresa e todos ficarem parados, sem nenhuma reação ou cochichando. Se o discurso era para ser motivacional e ninguém se motivou, a empresa pode estar com sérios problemas, que vão muito além da sua capacidade de comunicação.
É importante ter em mente que todo mundo comete erros, mas é preciso aprender com eles.
E você, já cometeu algum desses? O que aprendeu com essa experiência?