O endomarketing de experiências como estratégia de engajamento
PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 10/10/2023
Você já pensou em proporcionar momentos incríveis para os seus colaboradores?
É disso que se trata o endomarketing de experiências, uma estratégia que busca maximizar o engajamento e a lealdade do seu público interno.
O endomarketing de experiências é o brand experience voltado para o público interno. Mas por que promover atividades específicas e marcantes para os seus colaboradores?
Há anos, as organizações vêm testando estratégias para gerar maior engajamento do público interno, com o objetivo de reter talentos e manter um clima organizacional saudável. Além disso, o fortalecimento da cultura organizacional e a disseminação dos valores e premissas da empresa estão se tornando cada vez mais difíceis, em virtude da alta rotatividade de colaboradores e da variedade de perfis profissionais.
É claro que a comunicação interna é bastante eficaz para superar as barreiras e fazer com que todos compartilhem a mesma visão sobre o negócio. Entretanto, o que de fato une as pessoas em torno de um propósito são as experiências vividas em conjunto.
E é aí que o endomarketing de experiências ganha evidência, pois ele se traduz em um conjunto de ações que têm por objetivo criar essa conexão emocional, motivando as pessoas a trabalharem como um verdadeiro time.
Qual a diferença para o endomarketing tradicional?
O endomarketing de experiências já faz parte da estratégia global de endomarketing das empresas e possui os mesmos objetivos que o modelo “tradicional”. No entanto, a maioria das companhias pauta suas ações em estratégias pontuais de motivação da equipe, como confraternizações, produção de conteúdo institucional, eventos etc, que raramente despertam o sentido de unicidade, companheirismo e confiança.
A consequência disso é que os profissionais se esquecem logo dos esforços da empresa e não hesitam em partir para uma nova oportunidade profissional em um momento de crise, por exemplo. Ou seja, são motivações passageiras, que fortalecem os laços internos em curto prazo, mas, sem a devida manutenção, se enfraquecem ao longo do tempo.
O que o endomarketing de experiências faz é criar identificação, mergulhar os funcionários nos valores, nas crenças e no posicionamento da marca, gerando um sentimento bem mais profundo. Quando há essa percepção de valor nas relações, há maior apoio, maior colaboração, menos conflitos e maior produtividade.
Por que você deve investir nessa estratégia?
Até aqui já demos algumas pistas dos motivos que devem levá-lo a investir em endomarketing de experiências. Toda empresa quer funcionários engajados e produtivos, certo? Mas os benefícios dessa estratégia vão além.
Quando os empregados sentem que fazem parte do negócio e que são valorizados e ouvidos pela empresa, eles se tornam influenciadores externos e impactam as suas redes de contato com as percepções que adquire no ambiente de trabalho.
Mas fique atento: a dissonância entre discurso e ação é facilmente percebida por qualquer profissional, o que pode minar as suas tentativas de fazer com que seus colaboradores tenham uma percepção positiva da sua marca.
A importância desse tipo de sentimento é bastante simples de ser explicada: imagine que você tem um marketing fantástico para o público externo, mas não valoriza seus colaboradores. Assim que um consumidor entrar em contato com um colaborador da sua empresa e souber desse comportamento, automaticamente deixará de comprar de você. E pior: levará as percepções negativas adiante, comentando com amigos e familiares.
Em contrapartida, se a experiência de cliente for somada a um sentimento positivo vindo dos seus colaboradores, a fidelização desses consumidores será ainda maior. O que significa que a percepção de valor dos seus clientes depende — e muito — da afinidade que seus colaboradores refletem dentro e fora da empresa.
Em suma, o marketing de experiências fortalece os vínculos entre os seus colaboradores e entre eles e a sua empresa, transmitindo, interna e externamente, os valores que você deseja comunicar aos stakeholders
Como aplicar o endomarketing de experiências no seu negócio?
Ação: essa é a alma do endomarketing de experiências. É bem provável que você já tenha ouvido falar de empresas que levam as suas equipes para realizar atividades ao ar livre, como arvorismo (passeios em trilhas construídas entre árvores), balonismo, entre outras.
Essas ações não servem apenas como divertimento, mas também para outros propósitos, como despertar habilidades e competências: sentimento de equipe, competitividade saudável, liderança, interação e, é claro, engajamento com a empresa.
Promover iniciativas como essas não é tão difícil quanto parece. Veja algumas ideias:
-
Crie competições internas, envolvendo os colaboradores em ações de redução de custos e desperdícios;
-
Promova um Dia da Família, convidando os profissionais a trazerem cônjuges e filhos para conhecerem a empresa;
-
Desenvolva gincanas entre setores, com coleta de prendas para uma instituição de cunho social;
-
Organize mutirões para ajudar a comunidade, como pintura de escolas e pequenas reformas;
-
Promova passeios e trilhas, criando maior interação entre os profissionais;
-
Permita dias de “no dress code”, em que os colaboradores possam ir trabalhar sem o uniforme da empresa;
-
Monte uma sala de jogos ou um lugar de descanso para que as pessoas possam relaxar.
Existem milhares de opções que podem servir para criar experiências únicas para seus colaboradores. Quais delas você gostaria de ver sendo desenvolvidas na sua empresa por meio do endomarketing de experiências?