Programa de Reconhecimento: transformando o clima da empresa

PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 21/08/2024

Os programas de reconhecimento corporativo se sedimentaram como uma estratégia poderosa para motivar e engajar os colaboradores. Reconhecer e valorizar a dedicação e o desempenho dos profissionais contribui significativamente para a melhoria do clima organizacional, promovendo um ambiente de trabalho mais estimulante e produtivo.

Quando essa prática é contínua, a cultura de feedback positivo ganha força e há um alinhamento dos objetivos individuais com os da organização. Além disso, profissionais que se sentem valorizados têm menos probabilidade de deixar a empresa, pois se mostram mais envolvidos e comprometidos com os objetivos de negócio.

Passos para estruturar um programa de reconhecimento

Antes de definir critérios claros e justos para reconhecer os colaboradores, é importante atrelar os objetivos do programa à cultura e aos valores da empresa. Em seguida, defina quais tipos de reconhecimento serão utilizados. Eles podem ser baseados no desempenho, como metas alcançadas ou iniciativas de melhoria contínua, nos comportamentos que refletem o jeito de ser da empresa, como colaboração, ética e atendimento ao cliente, na indicação entre pares ou no trabalho em equipe.

Um outro ponto importante é a elaboração de processos transparentes para a recomendação e seleção das pessoas a serem reconhecidas. Tanto nessa etapa quanto no processo como um todo a participação ativa da liderança é fundamental, inclusive no apoio à comunicação do programa a todos os colaboradores.

Hoje você pode contar também com o apoio da tecnologia, que se tornou uma grande aliada no desenvolvimento de um programa de reconhecimento bem-sucedido. Existem várias ferramentas que podem te auxiliar nesse desafio. Entre as plataformas digitais, podemos citar: Kudos, Hibou e a Qulture.Rocks. Você ainda pode contratar uma empresa especializada para criar uma plataforma específica para as necessidades da sua empresa.

Também é possível utilizar aplicativos de comunicação interna, como o Slack e o Microsoft Teams, além de sistemas de gestão de desempenho. Softwares como o SAP SuccessFactors e o Workday podem integrar o reconhecimento ao desempenho.

O engajamento é a alma do negócio

Não crie um programa de reconhecimento apenas para “inglês ver”. É preciso estimular a participação das pessoas a fim de que a iniciativa, de fato, possa impactar positivamente o clima da empresa.

Por isso, a comunicação deve deixar claro quais são os critérios e benefícios da iniciativa e incentivar os colaboradores a darem feedback sobre o tema. Se for o caso, adapte as formas de reconhecimento às preferências do público interno.

Uma campanha de endomarketing bem estruturada e criativa pode te ajudar a chegar de maneira envolvente a um maior número de pessoas. Uma dica importante é envolver os líderes como comunicadores e utilizar múltiplos canais internos, como intranet, redes sociais internas, e-mails, peças off e online, TVs, elementos de gamificação etc.

Também compartilhe histórias de sucesso e destaque exemplos de colaboradores que foram reconhecidos.  Para isso, uma boa estratégia é produzir vídeos com os próprios profissionais.

A campanha pode incluir ainda a organização de eventos periódicos para celebrar publicamente os colaboradores reconhecidos. Vale também utilizar o LinkedIn da empresa para divulgar esses momentos para o público interno

Se você gostou dessas dicas e precisa de ajuda para tirar o programa de reconhecimento da sua empresa do papel, fale com a gente. Além de cuidar de toda a comunicação, nosso time pode criar a melhor estratégia para reconhecer e valorizar os colaboradores que fazem a diferença.! É só mandar uma mensagem para o contato@seepix.com.br. Temos alguns cases bem interessantes para te mostrar.