A comunicação como pilar da liderança eficaz

PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 12/12/2023

Transformar líderes em comunicadores de impacto continua sendo um dos principais desafios das organizações. Afinal, uma liderança que sabe se expressar e ouvir sua equipe contribui para o engajamento dos colaboradores na estratégia corporativa. Os times também se tornam mais motivados e confiantes, participando de forma significativa dos desafios que surgem pelo caminho.

A comunicação eficaz tornou-se uma competência indispensável para a gestão moderna. Gestores que sabem se comunicar criam um ambiente transparente e colaborativo, e têm maior capacidade de inspirar e influenciar.  Eles reconhecem e celebram as conquistas e garantem que seus liderados compreendam claramente as expectativas da empresa.

Entretanto, embora a comunicação seja uma característica crucial para o desempenho da liderança moderna, arrisco dizer que, para a grande maioria desses profissionais, ela se revela como uma competência desafiadora, ainda a ser desenvolvida.

Apesar de normalmente possuírem grande conhecimento técnico em suas áreas, há uma carência de aptidões interpessoais nos indivíduos que assumem cargos de comando. Nesse sentido, capacitá-los e desenvolvê-los é um trabalho que demanda tempo, esforço e investimento das organizações.

De líderes a especialistas em comunicação

Em um primeiro momento, podemos dizer que os treinamentos corporativos cumprem essa função. Eles podem fornecer ferramentas e técnicas para aprimorar a comunicação verbal e não verbal, desenvolver habilidades de escuta ativa e resolução de conflitos, melhorar a prática de feedbacks, entre outras competências.

Todavia, em muitos casos, é preciso uma compreensão mais profunda de si mesmo para que essa mudança de midset ocorra de forma legítima e verdadeira, considerando aspectos psíquicos e comportamentais.  

Não estou dizendo aqui que as capacitações não sejam necessárias. Elas são essenciais para a aquisição de competências e técnicas práticas que melhoram muito a interação dos líderes com suas equipes no dia a dia.

Mas a verdadeira transformação, normalmente, caminha lado a lado com o autoconhecimento e a autoaceitação, com o reconhecimento de qualidades, defeitos e vulnerabilidades. Ter uma compreensão clara de quem você é e de como suas ações afetam os outros é um passo importante para alcançar o pleno potencial de comunicação.

Neste contexto, um aspecto a ser considerado é o papel dos vieses inconscientes. Eles são preconceitos ou tendências automáticas que moldam pensamentos e comportamentos, sem que estejamos cientes disso, e podem influenciar a percepção, as escolhas e a maneira como a liderança interpreta as reações do time.

Um líder com um viés inconsciente de confirmação, por exemplo, tem a tendência de buscar ou interpretar informações que corroborem com suas próprias crenças e pontos de vista. O diálogo, então, se torna unidirecional, sem espaço para diferentes perspectivas.

A ansiedade social é outra característica psíquica que contribui para a dificuldade de transmissão eficaz de mensagens importantes. O medo de ser julgado ou de falhar na comunicação pode impedir o profissional de se expressar claramente em situações em grupo ou apresentações públicas.

Além disso, a falta de habilidades interpessoais e a incapacidade de compreender as emoções e perspectivas do outro dificultam a construção de relacionamentos sólidos e a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo.

Muito além da consciência

No caminho do desenvolvimento para uma liderança comunicadora, pode haver também questões mais específicas, que envolvem autoestima, traumas ou dificuldades emocionais. Nestes casos, a terapia psicológica pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Entre outros benefícios, ela proporciona um ambiente seguro e confidencial para o indivíduo explorar suas angústias, sentimentos e padrões de comportamento.

A partir desse atendimento personalizado, o líder pode ouvir a si mesmo e identificar as origens de suas dificuldades de comunicação e empatia. E ao reconhecer e desafiar os próprios padrões limitantes, é possível gerir com mais eficiência suas emoções e estresse, tornando-se um profissional mais autêntico, compassivo e inspirador, capaz de criar um ambiente onde todos se sintam ouvidos e valorizados.

Trabalho de equipe

É importante frisar que o trabalho de transformar líderes em comunicadores é um esforço conjunto da alta gestão, das áreas de recursos humanos e dos próprios profissionais. Uma iniciativa efetiva envolve investimento por parte da empresa, fornecimento de suporte e recursos para o aprimoramento de habilidades, além da criação de uma cultura organizacional que valorize a comunicação aberta e transparente.

Como? Por meio de incentivo ao compartilhamento de ideias, à colaboração entre equipes e à prática da escuta ativa em todos os níveis hierárquicos. Os gestores devem se sentir encorajados a compartilhar informações e responder aos questionamentos e preocupações dos colaboradores.

Fornecer feedback regular e construtivo também é indispensável para a evolução da capacidade de comunicação da liderança. As avaliações de desempenho, revisões de projetos e conversas individuais contribuem igualmente com esse processo contínuo.

O fundamental é que as organizações estabeleçam perspectivas claras sobre a interlocução de seus líderes, como metas específicas de comunicação, padrões de qualidade, comportamentos desejados, além de modelos a serem seguidos.

Se você gostou do artigo e quer saber como podemos te apoiar nesse processo, chame a gente para um bate-papo pelo contato@seepix.com.br.

 

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