5 estratégias de comunicação interna que sua empresa deve praticar

PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 31/10/2023

A comunicação é essencial em várias áreas da vida. Sem ela, estruturas importantes para a nossa sociedade podem desmoronar. Sendo assim, um gestor inteligente implanta estratégias de comunicação interna para que todos na empresa tenham um bom diálogo entre si. A seguir, listamos cinco delas.

1. Produção de conteúdo

Uma estratégia eficiente de comunicação interna é educar os colaboradores por meio de informações relevantes. Para isso, a empresa pode usar o conceito de marketing de conteúdo internamente.

Nessa forma de marketing, companhias utilizam suas mensagens para instruir seu público-alvo sobre assuntos do interesse dele, para atraí-lo e convertê-lo em cliente. Por outro lado, uma empresa — ao usar internamente essa técnica de comunicação — engaja seus colaboradores, tornando-os membros mais participativos.

Como esse processo pode ser feito? Exemplo: algumas empresas produzem textos que ajudam os funcionários a terem sucesso em suas carreiras, auxiliando-os a crescer dentro da companhia, tirando dúvidas sobre qual graduação devem fazer etc.

Diante disso, os profissionais sentem-se cuidados e valorizados pela empresa. Em contrapartida, eles compartilham esses conteúdos com seus colegas de trabalho e fomentam o ciclo da comunicação. Com base nesses textos, os colaboradores também podem iniciar conversas instrutivas entre si e obter uma troca importante de conhecimento.

 

2. Omnichannel

Integrar todos os canais de uma empresa em uma única plataforma é o objetivo do omnichannel. Por isso, essa tecnologia otimiza a comunicação interna de uma companhia — uma vez que todos os colaboradores ficam integrados em um único lugar, compartilhando e recebendo dados de outros membros de sua equipe.

Além disso, todos os funcionários recebem simultaneamente notificações importantes enviadas pela alta administração da instituição. Esse fluxo livre e constante de dados é fundamental para o andamento dos processos da empresa, bem como para aproximar todos os membros dela.

Muitas organizações passaram a conhecer melhor seus colaboradores depois que implantaram esse sistema integrado de relacionamento. E você, já pensou em utilizar essa estratégia de comunicação interna em sua companhia?

3. Redes sociais corporativas

As redes sociais corporativas já se firmaram como ferramentas eficientes nos processos de comunicação interna. Entre as vantagens já constatadas, está o aumento da produtividade – visto que, com essa forma de interação, o trabalho das equipes é feito de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, feedbacks importantes podem ser dados por um gestor durante as etapas de um projeto.

Algumas empresas usam as ferramentas sociais mais conhecidas como: Instagram, Linkedin, Twitter etc. Já outras preferem criar sua própria rede social e, assim, personalizá-la de acordo com as necessidades do seu negócio.

4. Software de gestão

Graças ao avanço da tecnologia, as empresas podem contar com uma variedade de softwares de gestão para automatizar suas demandas internas. Por isso, essa aplicação virtual é uma das estratégias de comunicação interna que merece ser analisada neste artigo.

Entre as opções dessa ferramenta, está o CRM — Customer Relationship Manegement. Esse tipo de software integra a comunicação das equipes, o que é fundamental para o funcionamento do negócio.

O CRM armazena dados importantes de clientes, que ajudam a instituição a traçar metas e elaborar estratégias de vendas. Sendo assim, os colaboradores, com informações assertivas, podem chegar mais rapidamente a um acordo em reuniões sobre determinado projeto, o que torna o processo de comunicação mais agradável e produtivo.

5. Palestras internas

Algumas organizações preferem utilizar palestras internas para envolver seus colaboradores em um ambiente que estimule a comunicação. Para isso, um funcionário experiente da companhia é convidado a discursar sobre uma necessidade profissional ou pessoal dos colaboradores.

Durante essa palestra, os ouvintes são estimulados a expressar sua opinião ou sanar alguma dúvida que possam ter sobre o assunto. O palestrante também pode propor um desafio — sobre algo que acontece no dia a dia da empresa — e pedir à plateia que tente encontrar uma solução para ele.

Seja qual for a atividade realizada durante os encontros, esse é um método barato e eficiente de aguçar a comunicação interna. Escolha uma dessas dicas e tente adequá-la à realidade de sua organização. Leve para o ambiente interno uma das estratégias mais inteligentes que sua empresa pode ter — a de manter a comunicação sempre ativa.

Aposto que este artigo ajudou você a conhecer algumas ações de comunicação interna que podem ser implantadas em sua companhia. E se tiver alguma dúvida sobre o tema ou quiser saber mais sobre o nosso trabalho, chame a gente pelo contato@seepix.com.br. Vamos bater um papo!

 

Veja outros artigos que podem te interessar:

Vantagens do endomarketing de experiências

Como planejar uma campanha de endomarketing em 9 passos

Como otimizar a comunicação interna na sua empresa