Práticas ESG: o papel da comunicação na construção de uma cultura sustentável
PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 22/07/2024
Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, a sustentabilidade transformou-se em uma vantagem estratégica que potencializa a inovação, a eficiência operacional e a atração de talentos. Não é sem razão que a pauta ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português) tornou-se crucial para as empresas que buscam evitar penalidades e garantir a longevidade do negócio. Afinal, estar em conformidade com regulamentos ambientais e sociais rigorosos ajuda a atrair investimentos, melhorar a reputação da marca e garantir a lealdade dos empregados e clientes.
Nesse contexto, as organizações precisam evitar, acima de tudo, o caminho fácil do discurso vazio, dando a falsa impressão de responsabilidade ambiental ao promover iniciativas superficiais, enquanto mantêm práticas prejudiciais ao meio ambiente (greenwashing). A transparência e a verdade são fundamentais para construir credibilidade diante de todos os públicos de interesse, já que a perda da confiança pode prejudicar seriamente a reputação de uma companhia.
Outro aspecto significativo nessa questão é a participação dos colaboradores. Seu envolvimento é indispensável para que um projeto de ESG não fique apenas no discurso, mas se torne algo incorporado à cultura e a estratégia da empresa, resultando em impactos tangíveis. Mesmo porque, se as pessoas não estiverem engajadas nas iniciativas propostas pela organização, dificilmente as políticas e metas sairão do papel. E para que isso aconteça, um dos papeis mais importantes no processo é o da comunicação interna.
De dentro pra fora
Pense em um grande navio navegando em direção a um destino desafiador. Mesmo com um plano detalhado do capitão e uma tripulação treinada, sem uma interação eficaz entre o convés, a sala de máquinas e a ponte de comando, a embarcação pode desviar seu curso, enfrentar tempestades imprevistas e não completar o percurso. No caso de uma empresa, a comunicação interna é quem deve desempenhar esse papel, garantindo que todas as áreas e profissionais estejam alinhados, informados e trabalhando em sintonia para criar uma cultura ESG.
Um trabalho robusto dos comunicadores da empresa permite aos funcionários compreender a importância dessas práticas, como elas se relacionam com as funções que desempenham e como eles podem contribuir com os objetivos estabelecidos. Cria-se dessa forma um senso de pertencimento e compromisso com os valores sustentáveis da empresa, propiciando maior adesão a comportamentos sustentáveis no dia a dia.
A comunicação interna também facilita a transparência e a responsabilidade dentro do ambiente de trabalho. Ao promover uma cultura de diálogo aberto e feedback, a organização pode identificar e resolver problemas relacionados às práticas ESG de maneira mais assertiva. Essa transparência ajuda a construir confiança entre os colaboradores, garantindo que eles se sintam à vontade para expressar suas preocupações e sugestões.
Além disso, compartilhar regularmente os progressos e desafios das iniciativas sustentáveis reforça o compromisso da instituição com esses valores, mostrando que o tema é uma prioridade contínua e não apenas uma tendência passageira. Isso assegura que os valores ambientais, sociais e de governança sejam compreendidos, adotados e promovidos por toda a organização.
Por onde começar
Uma boa dica é iniciar a disseminação das mensagens pela conscientização. Você pode organizar sessões de treinamento e workshops regulares para educar os colaboradores sobre a importância dos critérios e práticas ESG, esclarecendo como as funções desses profissionais impactam cada uma dessas siglas e de que forma eles podem contribuir. Para reforçar essas mensagens, disponibilize materiais educativos, como e-books, vídeos e guias que explicam o tema e a razão de sua importância para a organização. Crie também boletins informativos para compartilhar atualizações, histórias de sucesso, dados e estatísticas relacionadas aos esforços da empresa.
Outra estratégia que não pode faltar é o estímulo ao engajamento dos colaboradores. Produza campanhas que incentivem os profissionais a se envolverem nas iniciativas de sustentabilidade promovidas pela empresa. Utilize também plataformas interativas que possibilitem feedback e sugestões dos funcionários sobre todas as ações de ESG, incentivando uma cultura de participação ativa. Uma sugestão é ter um canal de comunicação específico sobre o tema, por meio do qual seja possível acessar recursos, fazer perguntas e compartilhar ideias.
Como já dissemos, a transparência é crucial para que a pauta ESG tenha credibilidade e consiga evoluir de forma eficiente. Por isso, compartilhe internamente relatórios regulares sobre o progresso e resultados nas iniciativas, sinalizando conquistas e aspectos que precisam ser melhorados.
Reuniões periódicas e webinars com as lideranças sobre os desafios enfrentados e as estratégias futuras, também podem ser realizados para manter todos os profissionais alinhados e na mesma direção. Os líderes, aliás, devem receber comunicações exclusivas, para que sejam modelos de comportamento e inspirem suas equipes a adotarem comportamentos atrelados às práticas sustentáveis da empresa.
Por fim, é fundamental que a pauta ESG seja integrada à cultura corporativa, conectando suas práticas com os valores e a missão da organização. Vale lembrar ainda que uma comunicação eficaz está subordinada a iniciativas ambientais, sociais e de governança concretas, que promovam uma mudança real e positiva nas operações da empresa e na sociedade. É preciso ir além do simples cumprimento de obrigações legais para uma organização se comprometer de fato com um futuro mais ético, equitativo e sustentável.
Nos links abaixo, você confere outros artigos do nosso blog. Boa leitura!
Metodologias ágeis na comunicação: mais velocidade e excelência nas entregas
Personalização na comunicação interna: uma estratégia infalível de engajamento
Etarismo no mercado de trabalho: impactos e estratégias de combate