Inbound Marketing: conheça o método mais efetivo de fazer negócios na internet
PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 14/11/2023
Um novo perfil de consumidor ganhou cada vez mais espaço nos últimos anos: ele é crítico, analítico e está mudando o jeito como as empresas fazem marketing. O Inbound Marketing, conhecido como “novo marketing”, surgiu para atender a essa demanda.
Se você quer aumentar a presença da sua marca na internet, conquistar e fidelizar um público maior e expandir seus negócios, então precisa continuar lendo este artigo para entender o que é e como funciona essa estratégia. Confira!
Inbound Marketing x Outbound Marketing
A grande diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é a abordagem ao público. O Outbound Marketing é uma linha direta onde a comunicação é feita ao consumidor e não há espaço para uma resposta, uma reação e, muito menos, para a construção do relacionamento. Ele é feito pelos meios tradicionais de comunicação, como televisão, rádio, jornal, outdoor, banners, cartazes etc. Nesses canais, é apenas a marca que “fala”, que anuncia um produto. O público não responde porque não há espaço para o diálogo.
Já o Inbound é o completo oposto disso, pois com a internet e seus múltiplos canais, a interação entre empresas e consumidores se tornou mais eficiente e extremamente necessária. As companhias perceberam que as pessoas entravam na internet para saber sobre o produto, a marca e, principalmente, para ouvir experiências de outros consumidores. Se as empresas não penetrassem nesse diálogo, a única voz que seria ouvida seria a de outras pessoas e os resultados poderiam não ser tão bons.
Principais ferramentas do Inbound Marketing
Como dissemos, os meios de diálogo com o seu público podem ser muitos e dependem do que você tem em mãos, da sua capacidade, do seu negócio e, principalmente, de quem é o seu público e onde encontrá-lo. Mas vamos abordar algumas ferramentas neste artigo para que você consiga iniciar o seu planejamento e estimular novas ideias:
Redes Sociais
O Inbound Marketing foi surgindo e ganhando um formato nas redes sociais. As pessoas se comunicavam e trocavam experiências sobre marcas e produtos em uma velocidade muito rápida. Logo, as empresas perceberam que também precisavam estar naquele espaço e dialogando com as pessoas.
Artigos para Blogs
Por meio dos artigos, os sites conseguem ganhar um melhor posicionamento (quando utilizam técnicas de SEO — Search Engine Optimization). Assim, eles podem ser vistos por mais pessoas. Além disso, um conteúdo de qualidade gera autoridade para a marca, mostra que ela entende do assunto e ganha a confiança do público.
SEO e as palavras-chave
Basicamente, as palavras-chave são a forma como as pessoas escrevem nos buscadores quando estão procurando um determinado assunto. Elas fazem parte das estratégias de SEO que auxiliam o seu site a ganhar posicionamento nas buscas orgânicas.
Mais do que isso, as palavras-chave te ajudam a entender como o seu público pensa, de que forma ele raciocina para procurar aquilo de que precisa e como você pode produzir conteúdo para facilitar o caminho dele até você.
Criação de Personas
Em uma estratégia de Inbound Marketing, em que o diálogo é tão importante, é preciso conhecer bem com quem você quer falar. Por esse motivo, o programador norte-americano Alan Cooper criou uma estratégia chamada Buyer Personas. Essa ação consiste na criação de personagens fictícios que representam o perfil do seu cliente em potencial.
Com isso, é possível otimizar e segmentar o seu público, definindo perfis de acordo com o interesse dessas pessoas, identificando o que elas fazem, do que gostam, onde elas estão na internet, pelo que procuram, como você pode ajudá-las, entre outros itens. Enfim, quanto mais informações você conseguir absorver do seu público para a criação da sua persona, melhor.
Funil de vendas
Outra estratégia que também é utilizada no Inbound Marketing para que você consiga entender melhor quem é o seu público-alvo e como pode abordá-lo e conquistá-lo de forma mais assertiva é o funil de vendas. Por meio dele, é possível desenvolver uma trajetória pela qual o consumidor passará antes da conversão, como a realização de uma compra, por exemplo. Neste caso, o processo do funil seria:
Entrada do funil de vendas
Neste estágio, o consumidor está em uma fase de descoberta e interesse. É quando ele realiza uma busca no Google, por exemplo, ou encontra uma postagem no Facebook e fica curioso querendo saber mais. Aqui, o indicado é explorar conteúdos em blogs e redes sociais.
Meio do funil de vendas
Estágio do reconhecimento do problema e da busca pela solução. Você já tem a atenção do consumidor: ele navegou ou retornou ao seu site, assinou uma newsletter ou fez um cadastro para download de um material, por exemplo. Nesta fase, o melhor é investir na produção de e-books, e-mail marketing, cadastros, vídeos e avaliações.
Saída do funil de vendas
É o momento da avaliação e conversão/compra. O cliente já foi conquistado, mas ainda há algumas dúvidas que estão impedindo a finalização: normalmente é o preço, são as formas de pagamento ou a falta de adquirir mais confiança no negócio. Nesse caso, é fundamental explorar depoimentos, vídeos mais longos, material institucional e contato mais próximo com a empresa.
E então, conseguiu ter uma ideia do quanto há para se explorar com o Inbound Marketing? Essa é uma estratégia que gera ótimos resultados e não para de crescer! Quer saber mais sobre o tema ou precisa da nossa ajuda para começar a praticar o Inbound Marketing no seu negócio, mande uma mensagem para nossa equipe pelo contato@seepix.com.br .
Leia outros artigos do blog!
Transmídia e crossmídia: o que são e como usá-los em comunicação e marketing
5 estratégias de comunicação interna que a sua empresa deve praticar