Transmídia e crossmídia: o que são e como usá-los em comunicação e marketing
PUBLICADO POR SEEPIX COMUNICAÇÃO EM 07/11/2023
Já reparou na quantidade de canais de comunicação que você pode utilizar para falar com o público da sua empresa, seja ele interno ou externo? Com tantas opções, seria um equívoco não aproveitar todo o potencial dessas ferramentas para se relacionar com a sua audiência. Então, que tal parar de usá-las isoladamente e transformá-las em canais transmídia e crossmídia?
Entenda o que são esses conceitos e como utilizá-los no seu negócio.
O que é crossmídia?
Crossmídia significa “cruzar mídias”, ou seja, fazer com que sua comunicação esteja em mais de um canal por vez. Por exemplo: se você acaba de lançar um produto e quer que uma grande quantidade de pessoas tome conhecimento dele, utilizará vários canais para transmitir sua mensagem, como TV, rádio, links patrocinados, banners, carros de som, panfletagem, e-mail marketing e redes sociais.
O que caracteriza uma campanha crossmídia é que a mensagem é sempre a mesma, transformada apenas para se adaptar ao canal no qual está sendo divulgada. Um anúncio de TV pode ser visto e ouvido pelos espectadores, mas no rádio será apenas ouvido. No e-mail marketing, será lido, e assim por diante.
O que é transmídia?
O conceito de transmídia é bastante confundido com o de crossmídia porque são bastante semelhantes. Em uma campanha transmídia, você também faz uso de vários canais de comunicação para interagir com sua audiência, porém, em vez de ter uma mensagem única, você a segmenta e a distribui entre vários canais, respeitando as características de cada um.
Vamos a um exemplo? Se você precisa contar a história da sua empresa, pode começar com um comercial de TV (com uma audiência enorme) falando apenas sobre o primeiro ano de vida dela. Ao final do comercial, você convida o espectador para continuar a conhecer essa história, só que desta vez, no site da sua empresa. Nesta plataforma, o internauta descobrirá mais sobre o segundo ano de existência do seu negócio e, então, será orientado a acessar o seu canal do YouTube para acompanhar a continuação.
Esse formato de comunicação cria maior envolvimento entre marca e público, pois está disseminado em vários pontos de contato e atrai uma audiência maior. Como você se utiliza de várias estratégias de comunicação, consegue criar maior identificação com os consumidores e fazer com que eles interajam mais vezes com sua marca.
Transmídia e crossmídia: qual usar?
O correto é utilizar as duas estratégias para atrair e engajar seu público. Quando as mensagens são curtas e pontuais, o crossmídia se torna mais relevante para o seu objetivo. Já quando a narrativa é ampla e marcante, a transmídia dá maior suporte para que seus objetivos sejam atingidos.
Pense no formato transmídia como uma boa maneira de contar histórias envolventes, fortalecendo a sua estratégia de storytelling. Depois, integre seus canais de comunicação para que eles possam contar essa história de forma conectada, sem perder o encanto da sua mensagem.
O conteúdo deve sempre estar alinhado à plataforma e ao público a que se destina. Se você vai publicar uma história no Instagram, por exemplo, pode dar continuidade a ela no Pinterest, no YouTube, no Vimeo, no blog da empresa e até no e-mail marketing.
Pensando no público interno, você pode iniciar uma história em uma reunião, com o diretor da empresa contando ela ao vivo e, depois, dar continuidade na intranet, no jornal mural, no boletim eletrônico, com cartõezinhos deixados sobre a mesa dos funcionários e até por WhatsApp.
Como usar transmídia e crossmídia na sua empresa?
Até aqui esperamos que você tenha entendido como cada estratégia funciona e já tenha algumas ideias de como aplicá-las na sua empresa. Mas, para dar uma reforçada no aprendizado, seguem algumas dicas:
Na comunicação interna
No aniversário da empresa, você pode coletar histórias marcantes e transformá-las em uma ação de comunicação interna, fortalecimento da marca e aumento do senso de pertencimento dos colaboradores.
Para tanto, inicie a campanha reunindo depoimentos e distribuindo-os em canais de comunicação distintos. Adeque as histórias para cada canal, a fim de torná-las atrativas. Ao final de cada depoimento, chame o colaborador para conhecer a próxima história em outro canal.
No marketing
Para comemorar o aniversário da companhia junto aos clientes, lance uma campanha nas redes sociais em que os usuários devam acessar um hotsite e contar qual foi a sua primeira experiência com a marca. Nesse momento, colete alguns dados desses consumidores, como e-mail ou telefone.
Na sequência, envie um WhatsApp ou e-mail para essas pessoas com um presente, que pode ser um cupom de descontos ou um brinde para as próximas compras. É ou não é uma boa forma de agradecer quem faz da sua marca o que ela é?
Sem dúvida alguma, transmídia e crossmídia são estratégias indispensáveis para gerar maior envolvimento da sua audiência e ainda fortalecer todos os pontos de contato da sua marca com os consumidores. Então, perca o medo de arriscar, integre sua comunicação e torne-se mais efetivo em cada mensagem compartilhada!
Ficou com dúvidas sobre transmídia e crossmídia? Chame a gente para um papo pelo contato@seepix.com.br .
Leia outros artigos do blog!
5 estratégias de comunicação interna que a sua empresa deve praticar
Vantagens do endomarketing de experiências
A importância do visual nas redes sociais